SOBRE O EVENTO - APRESENTAÇÃO

O Simpósio Internacional Imprensa, Literatura, Linguagem e História a ser realizado nos dias 5 a 8 de junho de 2018, na Universidade Federal do Maranhão, campus Bacabal, é organizado pelos membros do Grupo de Estudos e de Pesquisa Literatura, História e Imprensa (GEPELHI/CNPq), que conta em seu quadro com pesquisadores e alunos de diversas áreas das humanidades e de instituições nacionais e internacionais. Logo, este evento ultrapassa os limites do conhecimento disciplinar e propõe uma reflexão interdisciplinar, visando à discussão transversal e múltipla entre áreas de conhecimento diferentes para compreender o complexo campo de pesquisa em fontes primárias, em especial, os periódicos.

O simpósio, que reunirá pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, inscreve-se no âmbito da cooperação científica entre diversas instituições e marca a inauguração do Centro Maranhense de Documentação e de Pesquisa "Maria Firmina dos Reis" (CEMDOP), um espaço digital para salvaguardar a memória maranhense e nacional mediante pesquisas em fontes primárias várias.

O evento será um espaço de reflexão acerca da memória local, regional, nacional e internacional, trazendo pesquisadores preocupados com a preservação dos bens culturais, expressos no patrimônio literário, histórico e científico.

O simpósio proposto é inédito no interior do Maranhão, daí a relevância de seu acontecimento já no primeiro semestre de 2018. Também será um momento de alunos e professores das instituições maranhenses, que pesquisam em fontes primárias, divulgarem os resultados de suas pesquisas, sobretudo, àquelas que giram em torno dos periódicos maranhenses.